© 2016 por VemCasar.  -  LIZCriativa

  • VemCasar

O que você precisa saber para não se atrasar no seu casamento



Todo mundo espera que a noiva se atrase um pouquinho – repito, um pouquinho! Nenhuma cerimônia começa e-xa-ta-men-te na hora em que está marcada no convite… Mas isso não quer dizer que é OK deixar os convidados aguardando por horas e horas! Depois de quanto tempo o atraso é considerado falta de educação? Como se organizar para respeitar o horário marcado no convite? Quais podem ser as consequências quando o atraso é grande demais?


1 – Até quanto é tolerável a noiva se atrasar?

Para casamentos fora da igreja, o ideal seria um atraso máximo de 15 / 20 min do horário marcado no convite. Porém, como os convidados já esperam que a noiva atrase, muitos deles chegam depois do horário marcado, o que ocasiona um maior atraso das noivas – uma vez que nenhuma noiva entra com a cerimônia vazia. Já em casamentos na praia, é importante tomar cuidado com o pôr do sol, a maré, tudo para não perder este momento na hora do “sim”. E, por fim, casamentos na igreja não aceitam atrasos, principalmente nas mais requisitadas, uma vez que existem outras cerimônias para acontecer no mesmo dia. Este efeito dominó, causado pelo atraso de uma, pode gerar multa para a noiva.


2 – O que mais faz as noivas se atrasarem?

Imprevistos com maquiagem, cabelo e vestido. Além de um cálculo equivocado do tempo que a noiva precisa para ficar pronta, muitos esquecem do nervosismo do dia, que colabora muito para o atraso.


3 – O que fazer para não se atrasar?

Fazer uma prova de maquiagem e cabelo junto com o vestido, pelo menos 10 dias antes da cerimônia. Nesta prova, é importante cronometrar o tempo gasto e acrescentar pelo menos meia hora de alimentação e meia hora de “folga”. Assim, conseguimos determinar exatamente o horário de início do dia da noiva.


4 – E se a noiva fizer questão de se arrumar com mãe, irmã e madrinhas, qual a quantidade ideal de profissionais por mulher?

Não indico que a noiva se arrume com muita gente. O ideal seria estar só com a mãe e as irmãs. Ter as madrinhas neste momento pode tira a concentração dos profissionais envolvidos, afinal, todas querem estar lindas e acabam pedindo atenção a todo momento. Com relação à quantidade de profissionais, depende da equipe contratada. Sugiro pelo menos um profissional para cada duas pessoas.


5 – Quanto tempo deve ser reservado para que a noiva faça o cabelo e a maquiagem?

Depende do cabelo e da maquiagem, mas pelo menos 4h30.


6 – Quais são as consequências do atraso na igreja? E quando a cerimônia é ao ar livre?

Além da multa que comentei anteriormente, o atraso na igreja faz com que o padre apresse a cerimônia, um momento tão importante e lindo. Quando a cerimônia é ao ar livre, como dependemos de sol, tempo, clima, vento… um grande atraso pode ser bem prejudicial, pois o tempo pode virar ou pode escurecer antes das fotos do casal serem feitas, o que é uma pena. Outro ponto que gosto de ressaltar, principalmente para noivas que possuem pessoas com mais idade no altar, é a questão de ficar em pé muito tempo sob o sol forte. Isso pode “maltratar” o convidado e até fazê-lo passar mal.


7 – Algumas noivas pedem para esperar até que a igreja esteja cheia para entrar. O que fazer?

Se a noiva tem pelo menos dois horários, podemos dar uma esperadinha. Caso seja um horário apenas, temos que respeitar as normas da igreja, que normalmente não admite atrasos. O que normalmente explico para as noivas é que uma boa assessoria planeja tudo nos mínimos detalhes para que este tipo de situação não aconteça. Costumo antecipar o horário da cerimônia no convite para que o atraso que a noiva teria, seja o horário real perante a igreja.


8 – E quando o atraso não é da noiva, e sim de alguma madrinha?

Se a cerimônia for fora da igreja, se realmente for um imprevisto importante (passou mal, carro quebrou…), podemos dar uma esperadinha, lembrando que a noiva não pode ficar muito tempo sentada no carro para não amassar o vestido. Caso a cerimônia seja na igreja, temos que iniciar o casamento e depois ela entra no altar discretamente.


Cris Pileggi Fonte: Constance Zahn

4 visualizações