ROTEIRO DA CERIMÔNIA RELIGIOSA
Atualizado: 1 de Ago de 2019

Se vocês optaram pelo casamento religioso saiba que a cerimônia é um dos momentos mais especiais. Vamos explicar tudo o que acontece durante esta ocasião tão singular.
Entrada
Existem várias formas de organizar o cortejo de entrada. Vamos te mostrar pelo menos três. Desta forma você e seu noivo podem resolver qual combina mais com o estilo do casamento.
Opção 1: Esta opção segue na seguinte ordem:
1. Pais do noivo, depois a mãe do noivo deve voltar para entrar com ele.
2. Pais da noiva, assim como a mãe, o pai da noiva deve voltar para entrar com ela. Ou, o pai da noiva fica e busca a noiva levando seu buquê, pelo corredor de entrada e recepciona a noiva na porta, entrando com ela.
3. Depois vem os padrinhos na seguinte ordem: 1º casal de padrinhos do noivo. 2º casal padrinhos da noiva.
4. A entrada do noivo com a mãe.
5. Damas.
6. Noiva e o pai.
Opção 2: Esta opção segue nesta ordem:
1. Padrinhos
2. Mãe da noiva e pai do noivo
3. Noivo e a mãe
4. Damas
5. Noiva e o pai
Opção 3: Esta opção é mais simples e segue na seguinte ordem:
1. Mãe da noiva e pai do noivo
2. Padrinhos
3. Noivo e sua mãe
4. Damas
5. Noiva e seu pai
Atenção!
O Pajem que levará as alianças entrará em outro momento da cerimônia, antes da benção das alianças.
Esclarecendo regras de entrada:
As mulheres entram pelo lado esquerdo dos homens, para diferenciar da noiva,. A noiva é a única mulher a entrar na Igreja pelo lado direito. Todas as mulheres também deverão estar de mãos dadas com os homens.
Posicionamento
Lado direito: O lado direito de quem entra é reservado ao noivo. Isto é, seus padrinhos e seus pais. Quando o noivo chega ao altar se posiciona à frente dele, à direita. A mãe fica uns passinhos atrás, mas não junto aos padrinhos.
Lado esquerdo: Obviamente que só pode ser o lado reservado para a noiva, seus padrinhos e seus pais. A mãe da noiva entrará com o pai do noivo. Ambos ficarão do lado direito até que a noiva chegue.
Depois que a noiva chegar de braços dados com o pai, eles ficam na frente do altar e o pai entrega a filha para o noivo e se posiciona no lado direito, ao lado reservado para a noiva. O pai do noivo, que estava fazendo companhia para a mãe da noiva, passa para o esquerdo e fica junto de sua mulher até o final da cerimônia.
Celebração
Depois que todos já estiverem nos lugares adequados, o padre ou o escolhido para dar inicio a cerimonia começa. Ele anuncia que o momento se seguirá e terá como fim a união de duas pessoas que se amam.
Depois de dar inicio à celebração da cerimônia, o padre ou sacerdote interroga os noivos sobre a liberdade das suas vontades (de consentimento) e sobre as suas disposições de fidelidade, de aceitação e educação dos filhos. É chegada a hora em que os noivos expressam o consentimento:
“...prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”
As palavras foram ditas e o consentimento é concedido da seguinte forma:
“Confirme o Senhor, benignamente, o consentimento que manifestastes perante a sua Igreja, e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção. Não separe o homem o que Deus uniu.”
A benção é finalmente realizada com a troca das alianças e depois o beijo final. As alianças representam tudo o que foi dito anteriormente. As alianças são colocadas no dedo anelar esquerdo e os noivos dizem as seguintes palavras:
“...recebe esta aliançam como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”
Ah, o Beijo !
E finalmente, o beijo como tradição para selar este pacto realizado pelos noivos, que agora são casados. Depois do beijo tão esperado, a cerimonia é encerrada e o padre ou sacerdote declara o casal como marido e mulher. A partir deste momento serão oficialmente Sr. e Sra.
Ao fim da cerimônia, independente de ser civil ou religiosa, os noivos e os padrinhos prestam as suas assinaturas no livro. Este momento é para registrar não só como testemunhas, mas para que esta união esteja legalmente registrada.
Observação importante!
Na celebração do casamento católico tem uma ou duas leituras, o salmo e as preces. As leituras também podem ser feitas por convidados.
Cortejo de saída
Assim como a entrada, existem várias opções para a saída dos noivos. Mas, a apresentaremos essa que é simples e não fica confusa de ser realizada.
Primeiro saem os pais do noivo, seguindo os pais da noiva, padrinhos, damas e pajens e por último os noivos. Os noivos também podem ser os primeiros, mas fica bonito também quando os pais e padrinhos recepcionam os noivos na porta com bolinhas de sabão, pétalas de flores, arroz ou o que preferir.
A importância do Ritual
O rito do matrimônio envolve a promessa de intenções e de expectativas relativamente ao casamento. Esta parte da cerimônia, implica também a constatação da livre vontade das partes, das disposições de fidelidade e da aceitação e educação dos filhos. Estas promessas e expectativas devem ser levadas em consideração e com toda a seriedade que elas representam.
A cerimônia religiosa do casamento é o auge do evento. É o momento de fazer as promessas e dizer o ‘sim’ para todo o sempre. Por isso, ela deve ser cuidadosamente preparada.