ROTEIRO DA CERIMÔNIA RELIGIOSA

Atualizado: 1 de Ago de 2019



Se vocês optaram pelo casamento religioso saiba que a cerimônia é um dos momentos mais especiais. Vamos explicar tudo o que acontece durante esta ocasião tão singular.


Entrada


Existem várias formas de organizar o cortejo de entrada. Vamos te mostrar pelo menos três. Desta forma você e seu noivo podem resolver qual combina mais com o estilo do casamento.


Opção 1: Esta opção segue na seguinte ordem:


1. Pais do noivo, depois a mãe do noivo deve voltar para entrar com ele.

2. Pais da noiva, assim como a mãe, o pai da noiva deve voltar para entrar com ela. Ou, o pai da noiva fica e busca a noiva levando seu buquê, pelo corredor de entrada e recepciona a noiva na porta, entrando com ela.

3. Depois vem os padrinhos na seguinte ordem: 1º casal de padrinhos do noivo. 2º casal padrinhos da noiva.

4. A entrada do noivo com a mãe.

5. Damas.

6. Noiva e o pai.


Opção 2: Esta opção segue nesta ordem:


1. Padrinhos

2. Mãe da noiva e pai do noivo

3. Noivo e a mãe

4. Damas

5. Noiva e o pai

Opção 3: Esta opção é mais simples e segue na seguinte ordem:

1. Mãe da noiva e pai do noivo

2. Padrinhos

3. Noivo e sua mãe

4. Damas

5. Noiva e seu pai


Atenção!

O Pajem que levará as alianças entrará em outro momento da cerimônia, antes da benção das alianças.


Esclarecendo regras de entrada:


As mulheres entram pelo lado esquerdo dos homens, para diferenciar da noiva,. A noiva é a única mulher a entrar na Igreja pelo lado direito. Todas as mulheres também deverão estar de mãos dadas com os homens.


Posicionamento

Lado direito: O lado direito de quem entra é reservado ao noivo. Isto é, seus padrinhos e seus pais. Quando o noivo chega ao altar se posiciona à frente dele, à direita. A mãe fica uns passinhos atrás, mas não junto aos padrinhos.


Lado esquerdo: Obviamente que só pode ser o lado reservado para a noiva, seus padrinhos e seus pais. A mãe da noiva entrará com o pai do noivo. Ambos ficarão do lado direito até que a noiva chegue.


Depois que a noiva chegar de braços dados com o pai, eles ficam na frente do altar e o pai entrega a filha para o noivo e se posiciona no lado direito, ao lado reservado para a noiva. O pai do noivo, que estava fazendo companhia para a mãe da noiva, passa para o esquerdo e fica junto de sua mulher até o final da cerimônia.


Celebração


Depois que todos já estiverem nos lugares adequados, o padre ou o escolhido para dar inicio a cerimonia começa. Ele anuncia que o momento se seguirá e terá como fim a união de duas pessoas que se amam.


Depois de dar inicio à celebração da cerimônia, o padre ou sacerdote interroga os noivos sobre a liberdade das suas vontades (de consentimento) e sobre as suas disposições de fidelidade, de aceitação e educação dos filhos. É chegada a hora em que os noivos expressam o consentimento:


“...prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”

As palavras foram ditas e o consentimento é concedido da seguinte forma:


“Confirme o Senhor, benignamente, o consentimento que manifestastes perante a sua Igreja, e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção. Não separe o homem o que Deus uniu.”

A benção é finalmente realizada com a troca das alianças e depois o beijo final. As alianças representam tudo o que foi dito anteriormente. As alianças são colocadas no dedo anelar esquerdo e os noivos dizem as seguintes palavras:


“...recebe esta aliançam como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”

Ah, o Beijo !


E finalmente, o beijo como tradição para selar este pacto realizado pelos noivos, que agora são casados. Depois do beijo tão esperado, a cerimonia é encerrada e o padre ou sacerdote declara o casal como marido e mulher. A partir deste momento serão oficialmente Sr. e Sra.

Ao fim da cerimônia, independente de ser civil ou religiosa, os noivos e os padrinhos prestam as suas assinaturas no livro. Este momento é para registrar não só como testemunhas, mas para que esta união esteja legalmente registrada.


Observação importante!


Na celebração do casamento católico tem uma ou duas leituras, o salmo e as preces. As leituras também podem ser feitas por convidados.


Cortejo de saída


Assim como a entrada, existem várias opções para a saída dos noivos. Mas, a apresentaremos essa que é simples e não fica confusa de ser realizada.

Primeiro saem os pais do noivo, seguindo os pais da noiva, padrinhos, damas e pajens e por último os noivos. Os noivos também podem ser os primeiros, mas fica bonito também quando os pais e padrinhos recepcionam os noivos na porta com bolinhas de sabão, pétalas de flores, arroz ou o que preferir.


A importância do Ritual


O rito do matrimônio envolve a promessa de intenções e de expectativas relativamente ao casamento. Esta parte da cerimônia, implica também a constatação da livre vontade das partes, das disposições de fidelidade e da aceitação e educação dos filhos. Estas promessas e expectativas devem ser levadas em consideração e com toda a seriedade que elas representam.


A cerimônia religiosa do casamento é o auge do evento. É o momento de fazer as promessas e dizer o ‘sim’ para todo o sempre. Por isso, ela deve ser cuidadosamente preparada.

8 visualizações

© 2016 por VemCasar.  -  LIZCriativa